segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Primeiro Reinado

         

            Enquanto o Brasil pertencia a Portugal, seguia as leis portuguesas. Por isso, tão logo foi proclamada a Independência do Brasil, reuniu-se uma assembléia para fazer a Constituição de nosso país.

            Nessa época existiam três partidos políticos: o Português, o Brasileiro e os Radicais. O primeiro desejava que o imperador tivesse plenos poderes podendo governar praticamente sem nenhum limite. O segundo representava a maioria dos grandes proprietários. Aceitavam que o rei tivesse muitos poderes, mas queriam que os deputados tivessem algum controle sobre eles. Os últimos, por sua vez, queriam uma monarquia constitucional.

Quando percebeu que as leis elaboradas pela assembléia constituinte seguiriam as ideias iluministas e, portanto, limitariam o poder do rei, D. Pedro I fechou essa assembléia e ele mesmo elaborou a Constituição do Brasil que ficou pronta em 1824. Por esse motivo, a primeira Constituição do nosso país foi outorgada, isto é, o próprio governante foi quem fez as leis. Desse modo, nesse período houve uma grande centralização do poder.

Com o objetivo de aumentar o seu poder, D. Pedro criou um quarto poder: o Poder Moderador. Porém, na prática, era como se houvesse apenas um poder, pois tudo que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário realizassem e o monarca não concordasse, seria desfeito.

Deve-se lembrar que, nessa época, o voto era censitário, ou seja, apenas os ricos votavam. Além disso, o voto era indireto. O eleitor que possuísse uma determinada renda anual, escolheria um representante que teria uma renda ainda maior e seria encarregado de votar para o eleitor.

 

A Confederação do Equador

            Nós já estudamos que desde a vinda da família real para o Brasil, o nordeste se sentia prejudicado, uma vez que pagava impostos que eram usados somente para melhorar o sudeste. Por isso, algumas províncias do nordeste, em 1817, tentaram formar um país independente e foram reprimidas.

            Muitos líderes da Revolução Pernambucana de 1817 voltaram a se reunir em 1824. Além dos latifundiários insatisfeitos com a centralização do Brasil, havia homens das camadas médias e populares que admiravam os princípios da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Dentre eles estavam Frei Caneca e Cipriano Barata.

            As elites pernambucanas queriam que o senhor de engenho Manuel Pais de Andrade se tornasse governador. Mas, D. Pedro I insistiu em nomear um homem de sua confiança. A revolta estourou. De novo, o sonho das províncias nordestinas de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba de se separarem do Brasil e formarem um novo país veio à tona. Essa nova nação se chamaria “Confederação do Equador”.

            As elites do sudeste, obviamente, não queriam perder um pedaço do Brasil. E mesmo no nordeste havia grandes proprietários rurais que preferiam continuar unidos ao governo imperial, pois ficaram apavorados quando o governo provisório da Confederação do Equador extinguiu o tráfico de escravos.

            D. Pedro I ordenou a repressão, e tropas terrestres e navios de guerra avançaram sobre Pernambuco. Recife foi bombardeada, incendiada e saqueada. O comandante naval, o inglês Cochrane, rumou para o Ceará para esmagar os últimos focos de rebelião. Vitorioso, aproveitou para tomar o dinheiro público do Ceará antes de fugir para a Inglaterra.

            Vários líderes derrotados foram executados pelo exército imperial. Frei Caneca foi condenado à forca. Mas nenhum pernambucano se apresentou para ser o carrasco. Então, ele foi fuzilado pelo pelotão.

 

A economia no Primeiro Reinado

             A situação econômica do nosso país era péssima. D. Pedro I pegou dinheiro emprestado do os banqueiros ingleses para poder pagar uma indenização a Portugal pelo fim domínio colonial no Brasil. Também gastou muito dinheiro com o exército e a marinha para combater os rebeldes do Brasil.

Endividado, o rei mandou fabricar moedas sem valor. Se a moeda estivesse marcada com um valor de 5 gramas de cobre, ela tinha sido feita com apenas 2 gramas do metal. Ou seja, ela não valia o que estava marcado em sua face. Por causa disso, alguns comerciantes nem queriam receber essas moedas. Então, aumentaram o preço, o que gerou inflação. A crise foi tão forte que o Banco do Brasil foi à falência.

            Para piorar , o país se envolveu na Guerra da Cisplatina. Quando D. João ainda estava no Brasil, ele enviou tropas para o território espanhol e incorporou a Cisplatina ao Brasil. O problema é que os cisplatinos não se sentiam brasileiros: falavam outra língua, o espanhol; tinham outros hábitos. Durante o Primeiro Reinado, a Argentina entrou em guerra com o Brasil com o intuito de tomar a Cisplatina. Porém, com o apoio da Inglaterra, a Cisplatina tornou-se independente com o nome de Uruguai.

 

A queda de D. Pedro I

            Diante, do autoritarismo político do imperador e da difícil situação econômica que o país vinha atravessando, os brasileiros estavam bastante insatisfeitas com o rei. Por esse motivo, em viagem a Minas Gerais, D. Pedro foi recebido com frieza. As pessoas fecharam as portas e janelas no momento em que o imperador passava pelas ruas para demonstrarem descontentamento.

            Na volta ao Rio de Janeiro, D. Pedro foi recebido com festa pelos portugueses. Os brasileiros reagiram. A briga foi tão feia que foi chamada de “Noite das Garrafadas”.

            Diante de tamanha impopularidade, o rei abdicou em favor de seu filho: D. Pedro II. O problema é que D. Pedro II tinha apenas cinco anos. Enquanto ele crescia, nosso país foi comandado pelos regentes (espécie de presidentes).

 

Exercícios

1) Qual o objetivo da criação da Assembléia Constituinte?

2) Explique quais eram os partidos políticos existentes no Primeiro Reinado e quais idéias eles defendiam.

3) Por que D. Pedro I criou o Poder Moderador?

4) Como eram as eleições durante o Primeiro Reinado?

5) Explique por que a Confederação do Equador praticamente foi uma continuidade da Revolução Pernambucana de 1817?

6) Como era a economia durante o Primeiro Reinado?

7) Por que houve o fim do Primeiro Reinado?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário